Historia do tuning
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Historia do tuning
História do Tuning
A
arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem
mistura-se com a origem dos automóveis. Foi na década de 1910,
praticamente quando se deu o grande aumento do número de automóveis e a
sua produção em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os
motores dos famosos Ford Modelo T para obter mais potência. Sempre
houve e haverá assim, pessoas que não estão contentes com o que o
desempenho e aspecto do seu automóvel. Depois da Segunda Guerra Mundial
este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa e
surgiram as primeiras empresas dedicadas à preparação de carros e
motores.
Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding. Surgiu na
década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares Americanos que
regressavam ao país e com algum dinheiro, que gozavam alguma liberdade
tinham disponíveis carros da década anterior a um preço bastante
acessível. A indústria automóvel americana tinha estado dedicada a
fornecer o exercito durante alguns anos e não tinha evoluido. Assim
esses jovens, inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os
carros, introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os
hot-rods como o menor peso, maior potência, tejadilhos rebaixados,
pneus largos, etc.
Com o tempo algumas empresas foram criadas
especificamente para a preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas
delas criando nomes que ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados
da decade 80, e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM)
onde viaturas de produção competiam dando muito espectáculo, contribuiu
de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente
Europeu. Os
vários trofeus monomarcas e campeonatos criados nos vários países
contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning. Os adeptos de
automóveis procuravam peças e componentes usados em competição e que
dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de
competição, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um
Renault a competir que inspirava os utilizadores dos automóveis
normais.
Cada país ou continente desenvolveu um estilo próprio e
sub-culturas que se movem em torno de automóveis modificados. O mercado
do tuning é hoje em dia um sector que movimenta muito dinheiro. O
sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui também para a
divulgação do tuning a um publico onde não chegava antes.
Excerto retirado em tuning.online.pt
A
arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem
mistura-se com a origem dos automóveis. Foi na década de 1910,
praticamente quando se deu o grande aumento do número de automóveis e a
sua produção em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os
motores dos famosos Ford Modelo T para obter mais potência. Sempre
houve e haverá assim, pessoas que não estão contentes com o que o
desempenho e aspecto do seu automóvel. Depois da Segunda Guerra Mundial
este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa e
surgiram as primeiras empresas dedicadas à preparação de carros e
motores.
Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding. Surgiu na
década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares Americanos que
regressavam ao país e com algum dinheiro, que gozavam alguma liberdade
tinham disponíveis carros da década anterior a um preço bastante
acessível. A indústria automóvel americana tinha estado dedicada a
fornecer o exercito durante alguns anos e não tinha evoluido. Assim
esses jovens, inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os
carros, introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os
hot-rods como o menor peso, maior potência, tejadilhos rebaixados,
pneus largos, etc.
Com o tempo algumas empresas foram criadas
especificamente para a preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas
delas criando nomes que ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados
da decade 80, e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM)
onde viaturas de produção competiam dando muito espectáculo, contribuiu
de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente
Europeu. Os
vários trofeus monomarcas e campeonatos criados nos vários países
contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning. Os adeptos de
automóveis procuravam peças e componentes usados em competição e que
dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de
competição, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um
Renault a competir que inspirava os utilizadores dos automóveis
normais.
Cada país ou continente desenvolveu um estilo próprio e
sub-culturas que se movem em torno de automóveis modificados. O mercado
do tuning é hoje em dia um sector que movimenta muito dinheiro. O
sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui também para a
divulgação do tuning a um publico onde não chegava antes.
Excerto retirado em tuning.online.pt
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