Tuning e Xuning
Página 1 de 1
Tuning e Xuning
tunning?
Se veio aqui parar depois de uma pesquisa sobre "tunning", então saiba que essa palavra não existe associada à transformação, modificação ou afinação de automóveis.
Podem procurar nas várias línguas anglo-saxonicas e a forma correcta de designar a palavra é "TUNING". Nem mesmo nas capas das revistas sobre carros modificados vão encontrar a palavra escrita dessa forma. Tunning, em Ingles, significa armazenar líquidos num tonel. Tuning está relacionado com afinação. Para ver o significado da palavra tuning aceda a guia tuning.
A
comunicação social refere-se ao tuning muitas vezes como tunning. Para
além do esforço que alguns adeptos têm em diferenciar o tuning do
street-racing, ainda é preciso insistir para que escrevam bem a
palavra. Esse esforço tem tido alguns resultados, contudo ainda muita
gente escreve mal.
Se gosta de TUNING então aprenda a escrever e a designar o tuning correctamente.
Xuning
Esta palavra sim, inventada é a junção de 'chunga' com 'tuning'. O Xuning
é vulgarmente usado para a referência a todas as aberrações e falta de
gosto nos carros modificados. O tuning para ser bem feito, (como em
muitas outras coisas na vida) obriga a um conhecimento sobre como funcionam determinados componentes dos carros.
Obviamente
que nem todos os adeptos do tuning ou os que se dizem adeptos estão
preparados para responder a estas questões correctamente! Uma
preparação bem feita ou um tuning bem feito obriga a um conhecimento
mínimo dos prós e contras de cada alteração.
Outro factor essencial no tuning é o sentido de estetica.
Sem ele qualquer alteração que não incida sobre componentes não visivel
levará a piorar o aspecto do carro. É por isso que muitas vezes (há
quem diga que até na maior parte dos casos) os carros alterados são
feios e só mesmo o dono consegue ver ali algo de bonito.
Para se ter um projecto tuning coerente, a ordem das alterações e a prioridade
que se dá a cada componente é também importante. Qualquer projecto
tuning têm muito trabalho envolvido mas deve ser dada prioridade aos
componentes que são essenciais para melhorar qualquer carro, quer na
componente dinâmica como estética. Sugere-se por isso sempre começar
pela suspensão, travões e jantes+pneus.
Tuning sem conhecimento, sem sentido de estética e sem prioridades= Xuning
Muitas
vezes também se associa ou pensa que o Xuning é característico apenas
de Portugal. Isso não é verdade, mesmo nos países conotados muitas
vezes com a melhor qualidade de tuning se vê um pouco de tudo e
conseguem-se identificar até muitos mais casos piores do que os que
vemos nas nossas estradas.
Embora não seja muito do meu agrado mostram-se de seguida alguns exemplos extremos do que se pode considerar por Xuning:
Se veio aqui parar depois de uma pesquisa sobre "tunning", então saiba que essa palavra não existe associada à transformação, modificação ou afinação de automóveis.
Podem procurar nas várias línguas anglo-saxonicas e a forma correcta de designar a palavra é "TUNING". Nem mesmo nas capas das revistas sobre carros modificados vão encontrar a palavra escrita dessa forma. Tunning, em Ingles, significa armazenar líquidos num tonel. Tuning está relacionado com afinação. Para ver o significado da palavra tuning aceda a guia tuning.
A
comunicação social refere-se ao tuning muitas vezes como tunning. Para
além do esforço que alguns adeptos têm em diferenciar o tuning do
street-racing, ainda é preciso insistir para que escrevam bem a
palavra. Esse esforço tem tido alguns resultados, contudo ainda muita
gente escreve mal.
Se gosta de TUNING então aprenda a escrever e a designar o tuning correctamente.
Xuning
Esta palavra sim, inventada é a junção de 'chunga' com 'tuning'. O Xuning
é vulgarmente usado para a referência a todas as aberrações e falta de
gosto nos carros modificados. O tuning para ser bem feito, (como em
muitas outras coisas na vida) obriga a um conhecimento sobre como funcionam determinados componentes dos carros.
- Para que serve a suspensão e como cada componente influência o comportamento do carro?
- O que significam as marcas laterais dos pneus?
- Que componentes do sistema de travagem podem ser melhorados?
- O peso das jantes que influência tem no comportamento do carro?
- Que leis existem em vigor que permitem circular sem problemas?
- Estarei a preservar a segurança fazendo algumas alterações?
Obviamente
que nem todos os adeptos do tuning ou os que se dizem adeptos estão
preparados para responder a estas questões correctamente! Uma
preparação bem feita ou um tuning bem feito obriga a um conhecimento
mínimo dos prós e contras de cada alteração.
Outro factor essencial no tuning é o sentido de estetica.
Sem ele qualquer alteração que não incida sobre componentes não visivel
levará a piorar o aspecto do carro. É por isso que muitas vezes (há
quem diga que até na maior parte dos casos) os carros alterados são
feios e só mesmo o dono consegue ver ali algo de bonito.
Para se ter um projecto tuning coerente, a ordem das alterações e a prioridade
que se dá a cada componente é também importante. Qualquer projecto
tuning têm muito trabalho envolvido mas deve ser dada prioridade aos
componentes que são essenciais para melhorar qualquer carro, quer na
componente dinâmica como estética. Sugere-se por isso sempre começar
pela suspensão, travões e jantes+pneus.
Tuning sem conhecimento, sem sentido de estética e sem prioridades= Xuning
Muitas
vezes também se associa ou pensa que o Xuning é característico apenas
de Portugal. Isso não é verdade, mesmo nos países conotados muitas
vezes com a melhor qualidade de tuning se vê um pouco de tudo e
conseguem-se identificar até muitos mais casos piores do que os que
vemos nas nossas estradas.
Embora não seja muito do meu agrado mostram-se de seguida alguns exemplos extremos do que se pode considerar por Xuning:
Também se pode pensar que por vezes poderá ser a falta de orçamento para as alterações que leva a que se estraguem os carros com alterações sem qualquer sentido. Isso não é verdade sempre e a prova disso é a foto seguinte que mostra como qualquer carro pode ser estragado: | |||||||
Nos EUA ha outro estereótipo normalmente associado aos asiáticos que é o Rice-boy. Um Rice-boy identifica-se pelo seu carro e não por qualquer outra faceta da personalidade. Normalmente possuem um carro que não é identificado como rápido ou desportivo e depois tentam altera-lo com alguns componentes duvidosos. Impera a falta de gosto e a vontade de se afirmar pelo que não é. Os carros possuem quase sempre muitos autocolantes e emblemas de modelo de carro que diferente. Normalmene são os embelemas do tipo Vtec ou Type R nos Honda Civic. Nos EUA normalmente são os carros Japonenes ou os Mustang os mais apreciados por estas pessoas. Outra coisa que identifica este estereótipo de pessoas é que não sabem muito sobre carros ou performance. A ideia que os autocolantes ou os ailerons exagerados podem aumentar a performance ou mesmo a beleza do carro é preocupante. Excerto retirado em tuning.online.pt | |||||||
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos